7º BBM participa do seminário de convivência com a seca, promovido pela DCMG

Início / Notícias Criado em: 19-05-2022 às 10h:59

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) através do 4⁰Comando Operacional de Bombeiros (4ºCOB) e 7⁰ Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), sediados em Montes Claros, participou, no dia 13 de maio, do Seminário de Convivência com a seca de Minas Gerais.

O evento promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) ocorreu na Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (Amans) em Montes Claros, norte de Minas Gerais.

O seminário teve como objetivo preparar prefeituras e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil para a convivência com a seca, evento climático que causa prejuízos econômicos significativos na região, ocasionando perdas de lavouras e falta de água para o consumo humano e animais.

As palestras foram ministradas por militares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, lotados na Defesa Civil Estadual, além de funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Codevasf.

O evento ocorreu de forma presencial, contando com a participação de diversas prefeituras municipais, sendo ainda, transmitido pela Internet para os municípios que não puderam se fazer presentes.

Durante o seminário, ocorreram palestras sobre a decretação de situação de emergência e reconhecimento, pedido de assistência humanitária e elaboração de Plano Municipal de distribuição de água potável, Aspectos práticos do Programa Água Doce, Ações do Idene no fortalecimento do desenvolvimento do Norte e Nordeste de MG, Aspectos práticos  do transporte de água potável,  Incêndios  Florestais, suas características e seu enfrentamento, além de outros assuntos de interesse  geral.