Na manhã desta quinta-feira (16), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública em Montes Claros, ocorreu a 1ª Reunião de Preparação para o Período de Estiagem 2024 no Norte de Minas. Participaram do encontro, representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Ministério Público de Minas Gerais, Instituto Estadual de Floresta/Parque Estadual da Lapa Grande, Polícia Militar de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Defesa Social, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Cemig.

Durante a apresentação, o CBMMG fez uma análise histórica da situação dos incêndios florestais no Norte de Minas, principalmente em relação a grande quantidade de incêndios em lotes vagos, Unidades de Conservação e áreas rurais não protegidas. Os prejuízos causados pelos incêndios em vegetação afetam principalmente a saúde das pessoas, trazem prejuízos materiais, podem interromper o fornecimento de energia, além de colocar em risco Unidades de Conservação, afetando diretamente a fauna e a flora.

Após a explanação do que se esperar para 2024, as agências se dispuseram a cooperar e unir forças principalmente na conscientização e prevenção aos incêndios em vegetação. Serão desenvolvidas campanhas publicitárias, reforço na fiscalização, visita às comunidades vizinhas das Unidades de Conservação, oferta de treinamento de combate a incêndio em vegetação, além das diversas estratégias implementadas pelo Corpo de Bombeiros e demais agências.

O principal desafio é conscientizar a população sobre a preservação da natureza e a importância de não provocarem incêndio em vegetação, principalmente em lotes vagos e nas Unidades de Conservação, tendo em vista os prejuízos que os incêndios provocam ao meio ambiente, à economia e à saúde das pessoas.