Na última quinta-feira (10), militares do 7º pelotão, do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7º BBM), ministraram um treinamento sobre prevenção e combate a incêndio em vegetação, para funcionários de fazendas e populares da comunidade de Quem-Quem, zona rural de Janaúba.

Durante a capacitação, foram abordadas as seguintes temáticas: técnicas de combate a incêndio, manejo do fogo, equipamentos de combate, ações de segurança e preservação, além das dificuldades dos incêndios, relacionadas aos diferentes tipos de vegetação, topografia e fatores climáticos. Também foi realizada uma explanação sobre os malefícios das queimadas ao meio ambiente e ao plantio, sobre o empobrecimento do solo, bem como a causa de erosões devido a retirada da vegetação.

Como mais uma ação de prevenção, neste período de estiagem, no qual a incidência de incêndios em vegetação é muito expressiva, a capacitação de apoiadores do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), é de suma importância, uma vez que auxilia na primeira resposta nos combates aos incêndios, diminuindo o prejuízo à flora e fauna em nossa região, além dos malefícios causados à população.