O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), realizou entre os meses de abril e maio, a formação de duas novas Brigadas Florestais no Norte de Minas Gerais, que irão contribuir para reduzir o tempo resposta das ocorrências na região.

Entre os dias 1 a 5 de abril, foi formada a Brigada Florestal do Município de Grão Mogol e entre os dias 6 a 10 de maio, foi formada a Brigada Florestal de Mirabela. A atividade aconteceu em parceria com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa (Compdec) dos respectivos municípios. No total, 27 novos brigadistas florestais foram capacitados e poderão reforçar os atendimentos nas cidades.

O Curso de Formação de Brigadistas Florestais é regido pela Portaria 54/2020 do CBMMG. Os brigadistas tiveram aulas teóricas e práticas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, equipamentos e ferramentas, combate a incêndios florestais, segurança nas operações, sistema de comando em operações, estratégias e táticas de combate, organização de pessoal, além da disciplina de atendimento pré-hospitalar, no total de 33 horas-aula.