7º BBM capacita militares para a condução de viaturas pesadas no Norte de Minas

Início / Notícias Criado em: 05-05-2021 às 11h:49

Desde o última segunda-feira (3), os moradores de Montes Claros têm observado um micro-ônibus no Centro de Formação de Condutores (CFC) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), transitando pelas ruas da cidade. O motivo que trouxe o veículo para o norte de Minas é a necessidade de capacitação de militares que irão conduzir os caminhões de combate a incêndio, ônibus para transporte de tropa e outras viaturas de grande porte utilizadas pela corporação durante  os atendimentos de ocorrências.

Desde o ano de 1993, CBMMG possui em Belo Horizonte, um Centro de Formação de Condutores devidamente credenciado pelo DETRAN-MG, e que tem por objetivo habilitar e credenciar não só os militares do Corpo de Bombeiros mas também da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Penal, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Marinha do Brasil. O CFC é gerenciado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), sediada na capital mineira.

Após o treinamento, caso sejam aprovados pela banca examinadora do Corpo de Bombeiros, 14 militares terão adicionados em suas habilitações a categoria “D” e 07 militares serão credenciados para conduzir os veículos de emergência. Estão sendo capacitados bombeiros de Montes Claros, Janaúba, Januária, Salinas e Francisco Sá.

Para conduzir as viaturas do Corpo de Bombeiros, não basta possuir a Carteira Nacional de Habilitação, os militares precisam ser credenciados e treinados devido ao estresse no qual são submetidos no trânsito e as particularidades de se conduzir um veículo de emergência.