7º BBM promove reunião entre agências para preparação e enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023

Início / Notícias Criado em: 04-11-2022 às 14h:42

No último período chuvoso (2021/2022) foram registrados cerca de R$ 49.082.734,10 (quarenta e nove milhões, oitenta e dois mil, setecentos e trinta e quatro mil reais e dez centavos) em prejuízos no estado.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (04), na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), a 1ª reunião de preparação para o enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023 com a participação do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Copasa, Defesa Civil de Montes Claros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Alinhados com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei Nacional 12.608/12, o Corpo de Bombeiros busca estimular ações preventivas e proporcionar resposta eficiente aos desastres locais, preparando a cidade para o enfrentamento aos eventos adversos, tornando-a cada vez mais resiliente.
Historicamente, durante o período de outubro a março ocorrem os maiores volumes de precipitações no território mineiro, podendo gerar chuvas intensas e prolongadas, bem como desastres com perdas humanas e materiais.
Durante a reunião, as agências envolvidas confeccionaram um plano de ação no qual foi estabelecido as atribuições particulares de cada uma para o enfrentamento ao Período.

Um dos pontos mais importantes foi a priorização das ações preventivas e mitigadoras a fim de evitar ou diminuir os possíveis prejuízos.
Já para as ações de resposta, que são os atendimentos das ocorrências propriamente ditas, as agências se dispuseram a deixar equipamentos e pessoal à disposição para os atendimentos, de forma que a resposta seja mais rápida e eficiente.

Dentre as ações efetivas de resposta, além do serviço de plantão 24 horas por dia executados pelas Unidades do Corpo de Bombeiros disponíveis nas cidades do Norte de Minas, o 7º BBM implementou em Montes Claros mais duas equipes de rápida intervenção denominada Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) que se encontram de sobreaviso para o pronto emprego em caso de necessidade e ocorrência de fortes chuvas no Norte de Minas.

A partir desse momento, as agências realizarão ações de orientações à população residente em área de risco, vistorias em áreas de risco e também em árvores com risco de queda, além da intensificação de ações preventivas junto à mídia e redes sociais.