Na última quinta-feira (10), o 8º pelotão de bombeiros, da cidade de Januária, pertencente ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7º BBM), ministrou uma palestra sobre prevenção a acidentes domésticos, para cerca de 90 alunos da Escola Estadual São José, no distrito de Tejuco, localizado a aproximadamente 31km da cidade de Januária. O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção aos acidentes domésticos e como eles podem agir quando esse tipo de incidente acontecer.

Inicialmente, foram apresentados os conceitos envolvendo acidentes domésticos, suas principais causas e como podemos evitá-los. Em um segundo momento, foram trabalhadas as condutas iniciais, em primeiros socorros, exemplificando como atender uma vítima de emergência em ambiente doméstico, baseando-se nos acidentes mais recorrentes como queimaduras, ferimentos cortantes e engasgo.

O encerramento ocorreu com uma dinâmica de como deve ser feito o acionamento do Corpo de Bombeiros, em situações de emergências, na qual os militares simularam um incêndio em botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), e a atuação de combate às chamas. Além de fortalecer o laço da sociedade com a Instituição, a palestra reforçou para os alunos a cultura da prevenção, e a importância de comportamentos e medidas capazes de tornar suas casas um lugar mais seguro.