Nesta segunda-feira (29), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), em Montes Claros, participou de uma atividade simulada de salvamento em altura em uma indústria da região.  Um dos objetivos da ação foi promover a integração das equipes e a padronização de ações adotadas pelos envolvidos na segurança e funcionários da indústria, em resposta a acidentes de trabalho relacionados a altura.

O exercício contribuiu ainda para mensurar o tempo resposta do Corpo de Bombeiros e os procedimentos a serem adotados em caso de emergência na edificação, garantindo um atendimento ágil e assertivo.

Na ação simulada, os militares do 7° Batalhão de Bombeiros Militar executaram a atividade de salvamento de uma vítima que ficou suspensa a uma elevação de aproximadamente 25 metros, enquanto desenvolvia um trabalho em altura. Foram empregadas técnicas de rapel com retirada da vítima até o solo, onde recebeu os primeiros socorros pela equipe de atendimento pré-hospitalar da empresa.

Após as atividades, a equipe de segurança do trabalho se reuniu com as equipes do Corpo de Bombeiros que participaram da ação para avaliar e pontuar as atividades, bem como traçar novas metas e ações para impulsionar e fortalecer a prevenção, além de disseminar um comportamento seguro em eventual emergência.

Os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizam treinamentos específicos rotineiramente, se capacitando e aprimorando a resposta à população norte Mineira.