Nesta segunda-feira (14), entrou em funcionamento no Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7°BBM) o Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastre (Pemad), fração especializada que atuará na prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação em: busca e salvamento nos desastres relacionados ao período chuvoso; rompimentos de barragens; colapso estrutural de edificações; busca de pessoas e corpos extraviados em ambiente de difícil acesso; acidentes com múltiplas vítimas; acidentes com veículos em situações de alto grau de complexidade; incêndios florestais; desastres envolvendo produtos perigosos  e  busca e salvamento com cães.

O grande número de ocorrências atendidas pelo 7° BBM no norte de Minas, combinado à complexidade de eventos na região, trouxe a necessidade de criação de uma unidade especializada, com a presença de militares com treinamentos e equipamentos específicos.

O Pemad de Montes Claros é composto por um efetivo de 16 bombeiros militares, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos tipos de atendimentos. O Pelotão está situado no bairro Canelas, juntamente com as instalações de manutenção de equipamentos da unidade. A instalação conta também com o Canil do 7° BBM, onde são realizados treinamentos e adestramento de cães para atuação de busca e salvamento.

O Pelotão atuará de maneira ininterrupta, sete dias por semana e atenderá não apenas o município sede em Montes Claros, mas também outras 20 cidades: Bocaiúva, Botumirim, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Itacambira, Josenópolis, Juramento, Mirabela, Olhos-d’água, Patis, São João da Lagoa, São João do Pacuí.