Entre os dias 18 de agosto a 11 de setembro, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) promoveu em Montes Claros um curso de Guarda-Vidas Civil destinado a atender a demanda da região norte do estado.

O Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil tem por objetivo habilitar seus alunos para o exercício da profissional para atuação na prevenção de afogamentos em clubes e balneários.

O curso teve a carga horária de 60 horas-aula na modalidade presencial, contando também com a disciplina de primeiros socorros, nas quais os alunos foram instruídos sobre suporte básico de vida, suporte ao afogado, identificação e atendimentos dos principais traumas e emergências clínicas e na disciplina de salvamento aquático, onde foram repassadas as técnicas de entrada na água, nado de aproximação até a vítima, abordagem e reboque do afogado até a margem.

Ao final do curso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais entrega a população mais 16 novos guarda-vidas que atuarão na Prevenção aos afogamentos.