Na manhã desta terça-feira (28), órgãos de trânsito, da Segurança Pública, Saúde e instituições parceiras realizaram um simulado de acidente automobilístico na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros. A ação conjunta ocorreu em alusão a Campanha Maio Amarelo.

O evento contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Samu, Polícia Civil, MCTrans, Guarda Civil Municipal, VLI, entre outros, que trabalham diuturnamente na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito.

Em 2024, o movimento tem como tema central a "Paz no trânsito começa por você.” A iniciativa busca incentivar a população a refletir sobre as atitudes que influenciam o modo como as pessoas se comporta no trânsito.

Durante todo o mês de maio, as instituições realizaram, não apenas em Montes Claros, mas em cidades como Janaúba, Januária, Salinas, Francisco Sá e Bocaiúva diversas ações de conscientização para crianças e motoristas, através de blitzes educativas nas respectivas cidades.

Estatísticas

Mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo, devido a lesões intencionais ou não intencionais. Os acidentes automobilísticos são a causa mais comum de mortes por trauma, representando cerca de 24 % do total dessas mortes, algo em torno de 1.200.000 mortes por ano.

No Norte de Minas, o 7º Batalhão de Bombeiros atendeu em 2023, 1.001 ocorrências de acidentes de trânsito. Até maio de 2024, foram atendidas pela unidade 341 ocorrências.

Já o Samu Macro Norte, em 2023, contabilizou 6.957 acidentes de trânsito no Norte de Minas, sendo só em Montes Claros 3.039 atendimentos. Em 2024, de janeiro à abril a soma é de 2.047 ocorrências na região e 893, em Montes Claros.

Prevenção

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros e o SAMU atendem um grande número de acidentes com óbitos e vítimas lesionadas. São vítimas encarceradas, presas às ferragens e gravemente feridas, o que demanda um tempo resposta ágil e eficiente. Todavia, quando o socorro precisa agir é porque, de alguma forma, a prevenção falhou.

Nesse sentido conscientizar a todos sobre os riscos dos sinistros de trânsito, de modo a evitá-los em prol da proteção e valorização da vida faz-se necessário.

Na interação com a linha férrea, a adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.