6ºBBM celebra 55º aniversário de instalação na cidade de Governador Valadares

Início / Notícias Criado em: 01-02-2021 às 13h:46

Neste sábado (30), em ato solene, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM) comemorou o 55º aniversário de instalação do quartel na cidade de Governador Valadares, durante a passagem de serviço operacional.

Os militares que passavam e recebiam serviço prestaram continência, durante o hasteamento do a bandeira do Brasil ao som no hino nacional. O atual comandante do 6ºBBM, major Luciano Barbosa de Souza discursou à tropa encerrando o ato com a canção do bombeiro e o tradicional fora de forma.

A breve e singela homenagem marca mais ano de dedicação e empenho pela busca da excelência no atendimento da sociedade valadarense e região, e desafia o comando da unidade a continuar se empenhando, juntamente com a tropa, para cumprir a missão constitucional de servir bem à sociedade mineira.

HISTÓRICO 6ºBBM

Em data de 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, através da lei 1272, que autorizou a prefeitura municipal a celebrar convênio com o estado.

Nesta mesma data, uma equipe de bombeiros de Belo Horizonte foi transferida para compor o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais na cidade.

No dia 30 de janeiro daquele ano, a equipe composta de 45 homens, comandada pelo 2º ten PM Jamir Manoel da Silva, fez um desfile pelas ruas do centro de Governador Valadares, para que a tropa fosse apresentada ao prefeito municipal, doutor Joaquim Pedro do Nascimento, às autoridades e à comunidade, sendo neste dia instalado na sede do quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar.

Pouco tempo depois, o Corpo de Bombeiros foi transferido para a rua Benjamim Constant, 799, centro, ficando até o ano de 1973, deslocando-se para onde hoje funciona o Hospital Municipal. Em 03 de fevereiro de 1974, foi transferido para sua sede própria, situada na rua São Paulo, 1047, centro, na gestão do então prefeito Hermírio Gomes da silva, onde permanece até hoje.

A partir de 10 de março de 2000, com assinatura do comandante-geral do CBMMG, no aviso nº 001, foi criada a Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar (1ª Cia Ind), sendo a sede em Govenador Valadares. A partir de então, a recém criada companhia pôde contar com administração e recursos diretos.

Em 20 de novembro de 2006, o então governador do estado, Aécio Neves, através do decreto 44.411, que aprova o quadro de organização e distribuição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, altera a denominação e cria unidades na corporação. No art. 4º deste decreto consta a elevação da primeira companhia independente a batalhão, com a denominação de Sexto Batalhão de Bombeiro Militar (6ºBBM), mantendo a mesma sede no município de Governador Valadares.

Atualmente, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar é comandado pelo major Luciano Barbosa de Souza e possui frações destacadas nos municípios de Resplendor, São João Evangelista, Teófilo Otoni e Almenara, sendo responsável pelo atendimento de 114 municípios.

Assista ao vídeo da unidade com depoimentos históricos emocionantes!