Na última quarta-feira (14), foi realizado o primeiro Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Parque Estadual Serra do Papagaio (PESP), como parte do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) que está sendo ministrado no 6º Comando Operacional de Bombeiros (6ºCOB).

O Manejo Integrado do Fogo é uma técnica que consiste na redução controlada do combustível em áreas estratégicas, previamente mapeadas, a fim de gerenciar o risco de incêndios florestais e proteger áreas ambientais. O MIF aconteceu por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o objetivo de proteger o Parque, o qual possui extrema importância ambiental, durante o período de estiagem.

A atividade contou com a participação de 23 alunos do CPCIF, 5 instrutores do CBMMG, além de alguns funcionários do Parque. Também compareceram a instrução, o gerente do PESP e o gerente do Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, onde também será realizada a técnica pela primeira vez.

Para que o trabalho fosse realizado com excelência, foi realizado o estudo prévio e mapeamento das áreas propensas a incêndios florestais. A realização do primeiro MIF no Parque Estadual Serra do Papagaio foi um marco para a proteção ambiental e demonstra o papel do CBMMG na proteção da natureza e contribuição para um futuro mais sustentável.