Na última semana, o 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB) realizou o 2º Treinamento de Operações em Árvores, na cidade de Varginha. Participaram do treinamento 17 bombeiros militares provenientes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), da 1ª Companhia Independente (1ª Cia Ind) e da 7ª Cia Ind. O objetivo foi disseminar e aprimorar o conhecimento necessário para realizar vistorias, podas e supressão de árvores de maneira efetiva e segura.

O treinamento ocorreu ao longo de três dias e foi ministrado por militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Salvamento Terrestre. A capacitação teve como base a 2ª edição da Instrução Técnica Operacional 06 (ITO 06) e a 1ª edição do Manual de Bombeiros Militar (Mabom) de vistoria, poda e corte de árvores.

Durante os três dias de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de rever os protocolos relacionados aos aspectos a serem observados durante uma vistoria em árvore, técnicas de lançamento de retinidas e cordas, direcionamento de galhos e escalada, além de aprimorarem as técnicas de poda e corte de árvores.

A recorrência desse tipo de capacitação possibilita a aquisição de conhecimentos essenciais para uma atuação segura e eficiente, além de proporcionar uma melhor capacidade de resposta no atendimento à população mineira.