6º COB promove passagem de comando conjunta

Início / Notícias Criado em: 14-03-2023 às 11h:04

Em solenidade realizada na manhã da última quinta-feira (9), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais promoveu a Passagem de Comando conjunta do 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB) e da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (1ª Cia Ind BM), oficializando seus novos comandantes. O evento contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e representantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil e demais autoridades civis e militares.

Um dos pontos altos da passagem de comando do 6º COB foi a transferência do seu ex-comandante, coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, para o Quadro de Oficiais da Reserva do Corpo de Bombeiros, após cinco anos sob o comando das ações do Corpo de Bombeiros no sul de Minas Gerais.

O comandante operacional foi reconhecido pelo comandante-geral do CBMMG que exaltou a imagem do coronel Giuvaine, colocando-o como exemplo de liderança a ser seguido dentro da corporação. Ainda como forma de reconhecimento pelos valorosos serviços prestados à frente do COB, recebeu uma homenagem ao final da solenidade para marcar o rito de passagem.

Assume como novo comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, a partir de abril, o coronel Edirlei Viana da Silva, que iniciou a carreira na Polícia Militar de Minas Gerais, esteve à frente da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros,  posteriormente chefiou a Quarta Seção do Estado-Maior em Belo Horizonte, e recentemente, ocupou o cargo de diretor de Assuntos Institucionais do CBMMG.

"É uma honra e uma felicidade estar retornando a Poços de Caldas onde tenho uma dívida de gratidão muito grande Uma cidade que me acolheu e onde nasceram os meus filhos e agora o meu neto," disse o coronel Viana.

Confira as movimentações:

O CBMMG resolve dispensar os seguintes oficiais das respectivas funções:

- Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes da função de comandante do 6º COB;

- Tenente-coronel Rodrigo Paiva de Castro da função de comandante da 1ª Cia Ind BM.

- Major João Paulo Pessoa Veloso de Almeida da função de chefe da divisão operacional do 6º COB.

CBMMG resolve designar os seguintes oficiais:

- Coronel Edirlei Viana da Silva para a função de comandante do 6º COB (a partir de abril).

- Tenente-coronel Rodrigo Paiva de Castro para a função de subcomandante do 6º COB;

- Major João Paulo Pessoa Veloso de Almeida para a função de comandante da 1ª Cia Ind BM.

CBMMG resolve também transferir o seguinte oficial:

- Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes para o Quadro de Oficiais da Reserva do Corpo de Bombeiros;