Você sabe o que é o manejo integrado do fogo? Trata-se de uma técnica que consiste na redução do combustível (vegetação invasora tais como matos, capins, braquiárias) em áreas estratégicas e previamente mapeadas para fazer uma redução desta vegetação diminuindo assim, as intensidades dos incêndios que possam acometer as áreas de interesse ambiental.

Esta técnica normalmente é aplicada antes do período crítico dos incêndios florestais, com isso o 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB)/9ºBBM realizou na última quarta-feira (21), pela primeira vez no Parque Estadual Serra da Boa Esperança, a técnica do MIF. O Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizaram estudo prévio e mapearam as áreas, afim de proteger regiões do parque de onde geralmente iniciam as ocorrências de incêndios florestais.

A atividade contou com a participação de 23 alunos do CPCIF, 5 instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CMMG) e agentes do IEF, acompanhados do gerente do Parque Estadual da Serra de Boa Esperança – PESBE, Alan e da gerente do Parque Estadual da Serra do Papagaio – PESP, Lorena.

A participação dos alunos do CPCIF nessa atividade proporcionou uma oportunidade de aprendizado prático, permitindo que eles adquirissem conhecimentos e habilidades necessárias para atuar de forma eficiente na prevenção e combate a incêndios florestais. Além disso, a presença dos instrutores do CBMMG garantiu a orientação adequada e a aplicação das melhores práticas de segurança.

O sucesso dessa iniciativa reforça o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar com a proteção do patrimônio ambiental e a segurança da população. Agradecemos a todos os envolvidos nesse trabalho conjunto, que visa preservar as belezas naturais de nossa região e garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.