Na última sexta-feira, aconteceu na sede do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (9º BBM), em Varginha, a formatura de mais uma turma do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF).

O CPCIF teve duração de 25 dias e carga horária de 260 horas/aulas, formando 23 novos especialistas, sendo 16 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), 2 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e 5 militares da Escola de Sargento das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, da cidade de Três Corações.

Durante o curso foram abordadas as seguintes temáticas: segurança nas operações; materiais operacionais e organização de pessoal; sobrevivência em mata; comportamento do fogo nos incêndios florestais; causa e origem dos incêndios florestais; construção de aceiros; tipos de combate; noções de Sistema de Comando em Operações (SCO); orientação por bússola e GPS; georreferenciamento e  noções sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Além de toda a parte teórica, foram realizados diversos simulados, atividades práticas, marchas de curta e longa duração, operações helitransportadas e quatro avaliações, sendo três teóricas e uma prática. Todos os discentes concluíram o curso com aproveitamento satisfatório, destacando-se o empenho e dedicação, além da abnegação e da resiliência como qualidade comum a todos eles.

A solenidade contou com a presença prefeito da cidade de Varginha, Verdi Lúcio Melo, do vice-prefeito, Leonardo Ciacci, dos vereadores do município, cabo Valério, Dudu Ottoni, e professor Rodrigo Naves, além de representantes da ESA, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Guarda Civil Municipal (GCM).