A manhã deste sábado (7), em Diamantina, foi bastante movimentada com uma ação cívico social desenvolvida pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, que contou com o apoio da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª Cia Ind). A ação social foi aberta a toda a comunidade e ofertou palestras orientativas, exposição de materiais operacionais das forças militares estaduais, tendas para cuidados com a saúde e a estética.

Os nossos bombeiros militares realizaram palestra sobre obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE). Os conhecimentos repassados são fundamentais para que a comunidade saiba atuar, de maneira célere e correta, ao se depararem com uma situação de engasgo. Apesar de simples, a intervenção imediata e com a técnica adequada pode salvar vidas!!!

Além disso, tendo em vista a entrada no período de estiagem, os militares também realizaram uma conscientização a respeito dos incêndios em vegetação. O público foi orientado quanto ao impacto ambiental e os riscos à saúde advindos dos incêndios. 

Além disso, foi reservado um espaço para a exposição de materiais operacionais de bombeiro, oportunizando às pessoas o contato com a nossa atividade e o conhecimento da nossa profissão. Desse modo, todos os presentes no estande do CBMMG puderam utilizar equipamentos de proteção individual e operarem ferramentas ou equipamentos, tendo uma experiência real do cotidiano do bombeiro militar.