O Sexto Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais (6º BBM) realizou um treinamento de evacuação do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Governador Valadares.  A atividade aconteceu na última semana de novembro e envolveu os 800 alunos dos dois turnos, matutino e vespertino da escola.

O objetivo do treinamento foi criar um ambiente disseminador da cultura de prevenção em relação aos acidentes e sinistros, bem como apresentar condutas a serem tomadas em casos de emergências. A grade da atividade contou com disciplinas como noções de primeiros socorros e combate à incêndios.

A ação também é importante para fornecer informações operacionais das edificações ou áreas de risco ao Corpo de Bombeiros, a fim de otimizar o atendimento de ocorrências. Padroniza e aloca as plantas de risco de incêndio nas edificações para facilitar o atendimento operacional prestado pelos bombeiros.

Já em relação aos alunos, a prática ajuda na compreensão do protocolo a ser seguido em caso de necessidade, evitando pânico, uma vez que eles já estarão instruídos quanto aos riscos e formas seguras de deixara edificação.

O treinamento seguiu as normas de enfrentamento à covid-19.

Saúde – Novembro Azul

Preocupado com a saúde dos bombeiros militares, amigos e familiares, o 6º BBM realizou palestra e ações de incentivo aos cuidados preventivos com a tropa. O novembro azul é um movimento de conscientização que nasceu na Austrália em 2003 para divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

No último dia 26 de novembro, aconteceu na sede do Pelotão de Emergências Ambientais e Respostas à Desastres em Governador Valadares, uma palestra sobre a saúde do homem, ministrada pela equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), a militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O encontro teve um clima descontraído, com dinâmicas e testemunhos dos participantes. Na palestra, foi enfatizada a importância dos cuidados à saúde por parte dos homens, e principalmente da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que mata 1 individuo a cada 38 minutos no Brasil, segundo www.sinditamaraty.org.br.