6º BBM realiza treinamento para o período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 27-11-2020 às 14h:25

Com a proximidade da estação chuvosa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando e realizando treinamentos para o enfrentamento do período.

O CBMMG iniciou, no mês de outubro, uma série de trenamentos voltados para as ocorrências de deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações, que aumentam consideravelmente nesse período do ano, trazendo danos materiais e humanos, além dos prejuízos econômicos.

Considerando que o treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado, militares do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (PEMAD), de Governador Valadares, participaram de instruções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Busca e Salvamento em Enchentes e Inundações (CSSEI), na cidade de Itutinga/MG, coordenados por militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), especializados nesse tipo de operação, a fim de alinhar técnicas e táticas utilizadas em ocorrências típicas do período.

Em Governador Valadares, a tropa do Pemad é composta por militares especializados em ocorrências de grande complexidade. Participam de treinamentos diários durante a rotina operacional, como busca e salvamento, produtos perigosos e incêndios florestais.

Nesta semana, 25 militares do Pemad, além de dois militares do batalhão em Ipatinga e outros dois de Manhuaçu participaram de treinamentos, que duram cerca de 14 horas por dia, e compreendem atividades de BREC e CSSEI. Hoje (25/11) receberam instruções teóricas e práticas a respeito da disciplina de estruturas colapsadas. Ja no dia 26/11 a tropa irá até o rio Suaçuí Grande, onde realizará a parte prática da disciplina de enchentes e inundação.

BOMBEIROS: treinando para salvar!