Em continuidade às ações de preparação e prevenção às ocorrências típicas do período de estiagem, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM), na última semana, realizou uma reunião com o objetivo de alinhamento de condutas, envolvendo os comandantes de pelotões destacados, representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e gerentes das Unidades de Conservação (UC).

Durante o encontro, o setor de Gestão de Riscos e Desastres (GRD) do 6º BBM realizou o apontamento das estatísticas mostrando o crescimento dos incêndios florestais nos últimos cinco anos, com maior incidência durante o período de estiagem.

Destaca-se que a partir deste ano (2024), a coordenação operacional da força-tarefa Previncêndio passa a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Força Tarefa Previncêndio - FTP, foi criado em 2005, com última atualização pelo Decreto 48.767, de 26 de janeiro de 2024, e tem o objetivo de desenvolver as atividades de prevenção e combate a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação, sob responsabilidade do Estado, nas áreas de relevante interesse ecológico ou em áreas florestais que coloquem em risco a segurança das pessoas, o meio ambiente e o patrimônio da comunidade mineira.

Na reunião on-line, o tenente Diego Hussin apresentou os planos de prevenção e combate a incêndio nas UCs,  e alinhou entre os participantes as ações que seriam tomadas a partir do mês de maio, com objetivo de diminuir os incêndios no corrente ano.

O comandante do 6º BBM, tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, finalizou a reunião tirando dúvidas sobre os aspectos operacionais no combate a incêndio com essa nova mudança na Força-Tarefa Previncêndio e apontou para a necessidade de aproximação entre os gerentes, os bombeiros militares e brigadistas, para melhor conhecimento das áreas e facilidade no momento do combate.

Participaram do encontro os responsáveis pelas Unidades de Conservação do monumento Estadual Pico da Ibituruna, Serra da Candonga, Parque Estadual Sete Salões, Alto Mucuri, Alto Cariri, Muriquis e Mata Escura.

Formação de brigada florestal (TG 04-007)

No período de 13 a 16 de maio o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a formação de brigada florestal do Tiro de Guerra 04-007.

Ao todo 30 atiradores foram capacitados, e estão aptos a serem empregados em ocorrências de combate a incêndios em vegetação. A formação faz parte de uma das ações de enfrentamento aos incêndios florestais típicos desta época do ano.

Reunião de planejamento da Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais / 2024 “ Blitz Educativa”

A reunião aconteceu no dia 21 de maio, na Oitava Região de Segurança Pública (8ª RISP), com o objetivo de traçar os planos para a edição deste ano da Blitz Educativa de Prevenção a Incêndios Florestais.

Ficou acertado a passagem da Blitz pelos distritos de Chonin de Cima, Pontal, Derribadinha, Pico da Ibituruna e pela cidade de Governador Valadares.

A importância da disseminação da cultura de prevenção em combate a incêndios florestais é fundamental para proteção das áreas naturais e a segurança das comunidades vizinhas.