6º BBM realiza ato solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Início / Notícias Criado em: 09-03-2021 às 15h:15

Nesta segunda-feira (8), Dia Interncaional da Mulher, o Sexto Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais (6ºBBM), em ato solene, homenageou as bombeiras militares, funcionárias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e colaboradoras lotadas no batalhão.

Durante a homenagem foi relembrada as lutas das mulheres pelo seu espaço e os acontecimentos que marcaram a data 08 de março, data que ficou marcada pela manisferstação por igualdade dos direitos civis. 

Como forma de homenagem, durante a passagem de serviço da ala operacional a tropa formada entoou o hino nacional e cantou a canção do Bombeiro. O comandante do Batalhão, major Luciano Barbosa de Sousa, discursou sobre a importância da bombeira feminino em nossa instituição e das mulheres no mundo.

Voltando ao passado

O ingresso das mulheres nas fileiras da corporação ocorreu no ano de 1990, por meio da Lei nº 11.099, de 18 de maio de 1993, que previa em seus termos a possibilidade de emprego de mulheres nas atividades do Corpo de Bombeiros, fato inédito em Minas Gerais. 

Em dezembro de 1993, portanto, a primeira turma, composta por 80 mulheres, iniciaou no Curso de Fomração de Soldados (CFSd), passando rigorosamente pelos mesmos rituais de qualificação física e grade curricular aplicada aos homens. 

De lá para cá, a mulher tem consolidado sua presença nas mais diversas frentes de atuação do CBMMG como comandante de tropa, piloto de helicóptero, condutora de viaturas, e em áreas como saúde, mecânica, tecnologia da infoirmação, administrativa, operacional e até onde os sonhos as levaram, pois desistir e recuar nunca será opção para elas. 

Assista ao vídeo de homenagem às mulheres do 6ºBBM!