Na última semana, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6ºBBM) apoiou o Instituto Estadual de Florestas (IEF), em uma ação de queima controlada no Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna. O Serviço Autónomo de Água e Esgoto (SAAE), do município, também colaborou na ação com o empenho de um caminhão pipa.

A ação aconteceu na localidade conhecida como “Estrada da Embratel”, onde historicamente, acontecem incêndios florestais. O manejo integrado do fogo tem o propósito de criar um obstáculo, caso aconteça um incêndio, evitando a propagação das chamas para a área de mata. Foi criada uma linha negra, faixa que compreende a área queimada no terreno, margeando o estradão de terra, em área de pastagem seca, totalizando em 5 quilómetros de aceiros, construídos com a técnica.

Essa data marcou a primeira ação de queima controlada realizada no Pico do Ibituruna, e contou com o trabalho de 25 profissionais, entre militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), brigadistas do IEF, e 1 funcionário do SAAE/GV).