o período de estiagem a incidência de incêndios florestais tende a aumentar devido à combinação de vegetação seca, baixa umidade e altas temperaturas. Essas condições criam um ambiente propício para a propagação rápida do fogo, que pode se espalhar rapidamente e causar danos extensos. Além disso, a ação humana, como a realização de queimadas não controladas e negligência, também pode contribuir para o aumento dos incêndios florestais durante esses períodos.

Uma das ações planejadas pelo Sexto Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM) para se evitar ocorrências de incêndios em vegetação típicas deste período, é a conscientização e a disseminação da cultura de prevenção.

Neste contexto, nesta terça-feira (14), foi realizada pelo setor de Gestão de Riscos e Desastres (GRD) uma palestra aos produtores rurais de Governador Valadares, no sindicato rural da cidade.

Durante o encontro foram apresentadas as ações de defesa civil do Corpo de Bombeiros, sobre a importância de condutas de prevenção e preparação antes do período de incêndio, bem como os riscos que as queimadas podem trazer ao meio ambiente.

A prática de atear fogo em pastagens, conhecida como queimada, é uma técnica utilizada na agricultura para renovar o pasto, eliminar pragas e ervas daninhas e melhorar a qualidade do solo. No entanto, quando realizada de forma inadequada, sem os devidos cuidados e controle, as queimadas podem se espalhar para áreas não desejadas, resultando em grandes incêndios que afetam não apenas as pastagens, mas também florestas, animais e comunidades próximas.

Também foi disponibilizado aos proprietários de imóveis rurais um folder com dicas de prevenção aos incêndio florestais, e além disso foi proposto aos produtores que  disponibilizem os funcionários para que façam o curso de brigada florestal que será oferecido pelo 6º BBM, sem custo e com período de dois dias de formação.