Os cursos de qualificação e aprimoramento desempenham um papel fundamental no escopo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). É uma tônica da instituição promover o constante nivelamento de conhecimento de seus militares, preparando-os cada vez mais ao atendimento de ocorrências.

A constante capacitação da tropa, permite que os militares adquiram conhecimentos técnicos específicos para lidar com as mais diversas situações de emergência, além de oportunizar o nivelamento técnico através do conhecimento das inovações em cada área de atuação.

Neste viés, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), promoveu na última semana (01 à 05 de julho), um credenciamento em mergulho. A formação contemplou:

Carga teórica:

- Física do mergulho: leis de Boyle/Mariott, dalton, Arquimedes, etc.

- Fisiologia do mergulho, traumas associados à pressão, doença descompressiva

- ITO 12 e planejamento do mergulho, uso de tabelas TSLD, IS, TNR

- Refutação de objetos

- Tipos de buscas

Carga prática

- Mergulho livre

- Mergulho rampante

- Busca em ziguezague, semicircular e circular

- Entradas na água e conceitos no uso de embarcação

- Refutação de objeto de 45kg a 14m de profundidade

- Mergulho Noturno

Foram credenciados 14 militares do 6°BBM, que serão multiplicadores de conhecimento em suas unidades de origem.