No início deste mês de outubro, foram celebradas duas datas muito espaciais: o Dia do Idoso e a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, que completa 20 anos em 2023. Buscando a valorização da comunidade local e para comemorar essas datas, foi realizada no dia 2 de outubro, uma grande festa promovida pelos integrantes do Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Sênior do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BMM).

O Projeto já existe há 8 anos e é realizado de forma contínua (não se formam turmas, as vagas surgem a partir de desistência dos integrantes ou de outros fatores) atendendo a 30 indivíduos com mais de 59 anos, em encontros semanais que ocorrem as segundas e sextas-feiras. Eles aprendem sobre seus direitos, realizam atividades físicas, são acompanhados por psicóloga e nutricionista (NASF-PMGV), aprendem sobre noções de primeiros socorros, dicas prevenção a acidentes domésticos e muito mais.

O Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Sênior reflete a preocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no enfrentamento dos problemas associados ao envelhecimento. Diante deste contexto, a unidade busca a valorização e um melhor aproveitamento do imenso potencial de conhecimento, memória e competência das pessoas da terceira idade em iniciativas voltadas ao desenvolvimento social.

O projeto é uma das ferramentas da corporação para garantir a humanização no relacionamento com os idosos, oferecendo-lhes o respeito e o reconhecimento