O subcomandante do Sexto Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais (6° BBM), major Flávio Augusto Marino de Souza, acompanhado pelo tenente Lucas da Silva Lino e pelo  comandante do 7º Pelotão de Bombeiros Militar, sediado em  São João Evangelista, o tenente Bruno Cesar de Oliveira Flausino,  participaram, no dia 31 de agosto, do 1° Workshop de Padronização das Ações de Resposta a Desastres em Defesa Civil da 8ª Regional de Proteção e Defesa Civil (8ª Redec), com o objetivo de aprimorar as estratégias de resposta a situações de desastre em âmbito estadual.

O evento foi organizado pelo Gabinete Militar do Governador e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/Cedec), por meio da 8ª Regional de Defesa Civil.

O encontro foi realizado no município de Guanhães/MG e teve como público-alvo os coordenadores municipais de proteção e defesa civil (COMPDEC) de 58 municípios da região.

Foram ministradas no Workshop palestras que abordaram vários temas, incluindo a estrutura e mobilização das Defesas Civis, a importância do Placon (Plano de Contingência), sistemas de alertas, procedimentos para decretação em casos de anormalidades, captação de recursos e a utilização da doutrina do SCO (Sistema de Comando de Operações) no cenário de desastres.

O Corpo de Bombeiros, tem como foco principal a prevenção e a preparação para possíveis cenários de crise. A instituição acredita e fomenta a disseminação da cultura de prevenção na comunidade e se coloca como um apoiador dessas medidas às prefeituras, que são nossas verdadeiras parceiras e um dos elos mais efetivos de contato com comunidades que estejam precisando dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.