6º BBM inaugura canil em Governador Valadares

Início / Notícias Criado em: 02-06-2021 às 09h:49

Na última semana do mês de maio foi realizado um ato solene de inauguração do canil do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Governador Valadares. O 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM) agora contará com um canil que permitirá uma ampliação dos trabalhos de busca nos municípios que fazem parte da sua área de atuação.

As atividades de busca, resgate e salvamento com cães (BRESC) já são realizadas pelo Pemad/Canil, sendo a inauguração somente um ato formal de apresentação do serviço à comunidade e aos apoiadores que ajudaram financeiramente na construção das instalações.

O quartel que abriga o canil era uma antiga associação de bairro que estava abandonada. Foram investidos mais de 60 mil reais na construção, com recursos vindos de empresários locais e do governo do estado.

A mão de obra foi inteiramente realizada por militares do 6° BBM, o que viabilizou a construção, direcionando os investimentos somente para a aquisição de materiais.

O canil em Governador Valadares possui 4 cinotécnicos e 4 cães, sendo que 3 ainda estão em formação.

O animal pronto para o emprego em ocorrências, o cão Bono, já atuou com sucesso em buscas de pessoas desaparecidas e localização de vítimas soterradas. Dentre os atendimentos mais relevantes, podemos citar a busca por pessoa desaparecida em Jaguaraçu e João Monlevade, e a busca por vítimas soterradas, realizada na cidade de Santa Maria de Itabira, ambas amplamente divulgadas pela imprensa devido ao sucesso empreendido.

O evento contou com a participação do Comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB), coronel Alexandre Húmia Casarim, do comandante do 6º BBM, major Luciano Barbosa de Souza, e dos empresários e representantes de outras instituições que apoiaram na construção das instalações.

O evento respeitou as normas de enfrentamento à covid-19.