Na última semana, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM) celebrou o 8º ano do Projeto de responsabilidade social bombeiro sênior, no clube recreativo de Governador Valadares.

O projeto foi criado pelo 6º BBM em abril de 2015, incialmente com 30 participantes, homens e mulheres, na faixa etária acima dos 59 anos e que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto conta com a participação de 33 idosos.

Além do tradicional bolo de aniversário, durante a comemoração, foi servido um almoço e posteriormente realizada uma tarde de lazer. No evento, o comandante do 6° BBM, tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, parabenizou cada participante, ressaltando a vitória de cada um durante a pandemia da covid-19, período no qual o projeto ficou suspenso.

No evento, os participantes tiveram instruções sobre atendimento pré-hospitalar, prevenção a acidentes domésticos, direito do idoso, além da realização de atividades físicas. As atividades ocorrem com participação de militares voluntários, com formação em nível superior e qualificação na corporação, além de profissionais da rede de atendimento integrada como a Estratégia Saúde da Família (ESF), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Serviço Social do Comércio (SESC), além de faculdades e outras instituições.

O Bombeiro Sênior é realizado de forma contínua, uma vez que é imprescindível para promoção do bem-estar físico, mental e social dos seus participantes, fazendo parte de suas rotinas de vida.