6º BBM celebra 57 anos em Governador Valadares

Início / Notícias Criado em: 02-02-2023 às 08h:43

Na última semana de janeiro foi realizada no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª Risp) em Governador Valadares, uma solenidade em comemoração ao 57° Aniversário da presença do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na cidade.

Autoridades civis e militares prestigiaram o tradicional evento e na oportunidade, militares que se destacaram em suas funções foram agraciados com certificados de Destaque Operacional e Destaque Administrativo, além da concessão do Certificado de Colaborador Benemérito a personalidades civis parceiras da unidade.

“Para nós é um dia de festa, e um dia também de reafirmar nosso compromisso com Valadares e região, em estar sempre presente nos momentos mais difíceis. O Corpo de Bombeiros se faz presente, quando é necessário o socorro, quando é necessário salvar vidas. A comunidade pode sempre contar com o amigo certo, nas horas incertas. ” Frisou o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, comandante do 6° Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM).

História do 6° BBM

Em data de 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, através da lei 1272, que autorizou a prefeitura municipal de Governador Valadares a celebrar convênio com o estado.

Nesta mesma data, uma equipe de bombeiros de Belo Horizonte foi transferida para compor o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais em nosso município.

No dia 30 de janeiro daquele ano, a equipe composta de 45 homens, comandada pelo tenente PM Jamir Manoel da Silva, fez um desfile pelas ruas do centro de Governador Valadares para que a tropa fosse apresentada ao prefeito municipal, doutor Joaquim Pedro do Nascimento às autoridades e à comunidade, sendo neste dia instalado na sede do quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar.

A partir de 02 de junho de 1999, através da Emenda Constitucional nº 39, desvinculou-se o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atribuindo a corporação a competência de coordenar e executar ações de defesa civil, perícias de incêndio e estabelecimento de normas relativas a segurança contra incêndios, além de executar as demais atividades de prevenção de combate a incêndios e busca e salvamento. A promulgação da emenda nº 39 ocorreu em solenidade na assembleia legislativa do Estado de Minas Gerais no dia 03 de junho de 1999, passando a denominar Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A partir de 10 de março de 2000, com assinatura do comandante-geral do CBMMG, no aviso nº 001, foi criada a Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar, sendo a sede em Governador Valadares, atuando nas áreas de salvamento, socorro, prevenção e resgate às vitimas e bens, contam com um serviço de qualidade e rapidez.

Atendimento abrangente

Atualmente, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, além de estar presente em Governador Valadares, possui frações destacadas nos municípios de Resplendor, São João Evangelista, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí e Guanhães.

Além das frações destacadas, o Batalhão conta com o Pelotão de Emergências Ambientais e de Desastres para o atendimento de ocorrências que necessitem de maior especialização.

Governador Valadares, além da presença do Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, comandado pelo tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, abriga também o 5º Comando Operacional de Bombeiros, sob o comando do coronel Adriano Marcos Miranda.