Na primeira semana de agosto, a 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), ministrou o Curso de Formação de Brigada Municipal Florestal na Cidade de Malacacheta. Este curso está inserido nas ações propostas pelo Programa Minas Contra o Fogo e das Ações de Gestão do Risco de Desastres contidas no Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Ao longo da capacitação, os participantes receberam instruções sobre legislação ambiental, noções de Sistema de Comando em Operações (SCO), plano de contingência, atividades de combate aos incêndios em vegetação, primeiros socorros e treinamento de embarque e desembarque de aeronaves.

Os alunos foram preparados para atuar de forma preventiva contra incêndios florestais, ampliando suas habilidades e competências para proteger o meio ambiente e a comunidade local. Isso representa um passo importante no fortalecimento da gestão e preservação das áreas naturais, bem como na conscientização e engajamento da população em ações de proteção ambiental.

Essa foi a primeira brigada florestal formada pelo CBMMG no Vale do Mucuri que atuará no município de Malacacheta que está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto do Mucuri.