No ultimo dia 01 de fevereiro, foi realizada no auditório da 8ª RISP em Governador Valadares, uma solenidade em comemoração ao 56° Aniversário da presença do CBMMG na cidade.

Autoridades civis e militares, prestigiaram o tradicional evento da cidade.

Na oportunidade, militares que se destacaram em suas funções foram agraciados com as comendas: Medalha da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II ; Medalha do Mérito Profissional e Medalha do Mérito Militar.

“Para nós é um dia de festa, e um dia também de reafirmar nosso compromisso com Valadares e região, em estar sempre presente nos momentos mais difíceis. O Corpo de Bombeiros se faz presente, quando é necessário o socorro, quando é necessário salvar vidas! A comunidade pode sempre contar com o amigo certo, nas horas incertas!” Tenente Coronel BM Luciano Barbosa de Souza, Comandante do 6° BBM.


História do 6° BBM

Em data de 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, através da lei 1272, que autorizou a prefeitura municipal de Governador Valadares a celebrar convênio com o estado.

Nesta mesma data, uma equipe de bombeiros de Belo Horizonte foi transferida para compor o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais em nosso município.

No dia 30 de janeiro daquele ano, a equipe composta de 45 homens, comandada pelo 2º Ten Pm Jamir Manoel da Silva, fez um desfile pelas ruas do centro de Governador Valadares, para que a tropa fosse apresentada ao prefeito municipal, doutor Joaquim Pedro do Nascimento, às autoridades e à comunidade, sendo neste dia instalado na sede do quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar.

Pouco tempo depois o Corpo de Bombeiros foi transferido para a rua Benjamim Constant, 799, Centro, ficando até o ano de 1973, deslocando-se para onde é hoje o Hospital Municipal, e em 03 de fevereiro de 1974, foi transferido para sua sede própria, situada na rua São Paulo, 1047, Centro, na gestão do então prefeito Hermírio Gomes da Silva, onde permanece até hoje.

A partir de 02 de junho de 1999, através da Emenda Constitucional nº 39, desvinculou-se o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atribuindo a corporação a competência de coordenar e executar ações de defesa civil, perícias de incêndio e estabelecimento de normas relativas a segurança contra incêndios, além de executar as demais atividades de prevenção de combate a incêndios e busca e salvamento. A promulgação da emenda nº 39 ocorreu em solenidade na assembleia legislativa do Estado de Minas Gerais no dia 03 de junho de 1999, passando a denominar Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A partir de 10 de março de 2000, com assinatura do Comandante Geral do CBMMG, no aviso nº 001, foi criada a Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar, sendo a sede em Govenador Valadares, atuando nas áreas de salvamento, socorro, prevenção e resgate às vitimas e bens, contam com um serviço de qualidade e rapidez.

Em 20 de novembro de 2006, através do decreto 44.411, que aprova o quadro de organização e distribuição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, altera a denominação e cria unidades na corporação. No art. 4º deste decreto consta a elevação da Primeira Companhia Independente a Batalhão, com a denominação de Sexto Batalhão de Bombeiro Militar ou 6º BBM, mantendo a mesma sede no município de Governador Valadares.

Atualmente, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, além de estar presente em Governador Valadares, possui frações destacadas nos municípios de Resplendor, São João Evangelista, Teófilo Otoni, Almenara e Araçuaí. Ainda durante o ano de 2022, há previsão da instalação de um posto avançado no município de Guanhães.

Além das frações destacadas, o Batalhão conta com o Pelotão de Emergências Ambientais e de Desastres, para o atendimento de ocorrências que necessitem de maior especialização.

Durante o ano de 2021, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar investiu no seu fortalecimento organizacional, visando a excelência na prestação de serviços à sociedade, como por exemplo, a realização do curso de salvamento terrestre, de treinamentos de combate a incêndio urbano e florestal, de produtos perigosos, simulados, dentre outros. Além disso, foram captados recursos para investimentos na melhoria das instalações físicas, aquisição e reforma de viaturas e aquisição de equipamentos.

No ano de 2021, também foi inaugurado o canil do 6º BBM/5ºCOB, onde foram investidos mais de 60 mil reais na construção, com recursos vindos de empresários locais e do governo do estado. A partir de sua instalação, o canil vem atuando com sucesso em buscas de pessoas desaparecidas e localização de vítimas soterradas em diversos municípios da área de atuação do quinto comando operacional de bombeiros. Também foi iniciado em outubro de 2021 o atendimento à população pelo Pelotão de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Governador Valadares, além da presença do Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, comandado pelo senhor Tenente-Coronel BM Luciano Barbosa de Souza, abriga também o Quinto Comando Operacional de Bombeiros, sob o comando do Senhor Coronel BM Coronel BM Alexandre Humia Casarim.