A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 19 e 23 de setembro, com o objetivo de disseminar a cultura de prevenção, e trazer a importância de se fazer um trânsito mais seguro.

Com essa proposta, a Prefeitura Municipal de Governador Valadares em conjunto com Corpo de Bombeiros Militar (6º BBM), Policia Civil-MG, Policia Militar de MG e outros orgãos, realizou varias ações educativas com o tema: "NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA".

Fechando o calendário de atividades da Semana Nacional do Trânsito deste ano, foi realizado no dia 25 de setembro, em uma praça em Governador Valadares, um simulado de atendimento a ocorrência de trânsito envolvendo produtos perigosos.

No atendimento simulado, foi demonstrada a comunidade que esteve presente, a atuação competente de cada orgão, desde o isolamento da cena, realizada pelo agentes de trânsito do município, até o exame pericial do acidente de trânsito realizado pela Polícia Civil.

O que mais prendeu a atenção dos presentes, foi sem dúvidas a atuação especializada dos militares do CBMMG, já que ocorrências envolvendo produtos perigosos podem resultar em desfechos catastróficos.

Os militares do Corpo de Bombeiros, após analise de situação e identificação do produto químico envolvido, traçaram uma estratégia e executaram o atendimento. Foi realizado o adentramento da cena de forma técnica, estancado o vazamento do combustível e a condução da vitima para o atendimento em local mais seguro, e em seguida o deslocamento ao atendimento médico especializado.

Participaram do evento o prefeito de Governador Valadares, senhor André Merlo, o Subcomandante do 6º BBM, major Flávio Augusto Marino de Souza, além de outras autoridades do legislativo municipal ,representantes das forças de segurança do estado e alunos de uma escola municipal da cidade.

No uso da palavra, o subcomandante do 6° BBM, ressaltou a importância da educação de todos os envolvidos no trânsito. Disse que só teremos um trânsito mais seguro, a partir do momento onde cada um que trafega no trânsito, cumpra as normas de circulação e conduta. Enfatizou que aproximadamente 70% dos atendimentos a acidentes de trânsito realizados pelo CBMMG na cidade, envolvem motociclistas. Neste momento ele fez um apelo aos condutores de motocicletas que dirijam com consciência e com amor a vida.