6° BBM recebe homenagem pelo combate ao Incêndio no Pico da Ibituruna

Início / Notícias Criado em: 18-10-2021 às 09h:05

O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), homenageou o 6° Batalhão de Bombeiros Militar de MG (6º BBM), pela atuação no combate ao Incêndio florestal no Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, em Governador Valadares.

A solenidade aconteceu no dia 07 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Oportunidade em que o comandante do 6° BBM, major Luciano Barbosa de Souza, recebeu das mãos do prefeito de Governador Valadares, a homenagem em nome de todo o batalhão.

Relembre o caso:

O combate no Pico da Ibituruna durou cerca de 4 dias e contou além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), brigadistas voluntários, aeronaves do IEF e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O incêndio devastou uma área equivalente a 759 hectares.

Prevenção

O Pico do Ibituruna é alvo da atenção do CBMMG, por isso no mês de setembro a corporação já promovia atividades preventivas como a ação conjunta realizada de modo integrado com outros órgãos como a Policia Militar Ambiental, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Governador Valadares e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A ação educativa contou com a presença da patrulha que deu dicas de prevenção a incêndios florestais e tirou as dúvidas frequentes em relação ao procedimento que as pessoas devem tomar quando se depararem com um incêndio florestal. E algumas das orientações mas passadas foi como acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) pelo número 193.