A tarde desta última segunda-feira (02/05), foi marcada pela solenidade de entrega de quatro Equipamentos Autônomos de Proteção Respiratória (EAPR), destinado a atender ao 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano e região do Vale do Aço. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal subtenente Gonzaga.

A indicação de recursos provenientes de emenda parlamentar tem sido fundamental para a corporação, pois possibilita um avanço no que se tem de mais moderno em equipamentos, ocasionando maior conforto e segurança aos militares e sociedade atendida.

Os EAPR se fazem de grande importância nas ocorrências de incêndio urbano (incêndio em edificação no geral, veículos, dentre outros), pois oferecem proteção respiratória aos nossos militares na atuação frente ao combate a incêndio, protegendo as vias aéreas contra queimadura e o organismo dos efeitos diversos decorrentes da inalação de fumaça. O equipamento possibilita ainda o fornecimento de ar puro no resgate de vítimas, tanto para o militar quanto para a pessoa a ser socorrida.

Sendo assim, a entrega realizada tem como objetivo instrumentalizar o serviço operacional, potencializando a gestão de resposta em emergências, contribuindo desse modo para o atendimento de ocorrências com maior qualidade e eficiência.

Participaram da solenidade, além do deputado federal subtenente Gonzaga, o coronel Alexandre Humia Casarim, comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros, o tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar e o tenente Wildemarque Ferreira Costa, comandante do 5º Pelotão de Bombeiros Militar em Coronel Fabriciano.