No período de 27 a 31 de maio, foi realizado na cidade de Governador Valadares, o estágio de nivelamento dos Núcleos de Incêndio Florestal (NIF) do 6º Batalhão de Bombeiros (6º BBM) e do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM).

Os NIF’s, são grupos de militares pertencentes às unidades de execução operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Seu efetivo pessoal tem como encargo a gestão de mapeamento e geoprocessamento para criação e suprimento de banco de dados georreferenciados a serem utilizados no planejamento, na prevenção e no combate aos incêndios florestais. Além disso, as equipes de execução têm por responsabilidade atuarem em primeira resposta aos incêndios florestais e prover assessoria ao comando da unidade.

O treinamento foi uma ação do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), juntamente com os Comandos Operacionais de Bombeiros (COB) e suas respectivas unidades de execução operacional. Seu objetivo principal é nivelar e capacitar nossos bombeiros militares para atuarem de forma ainda mais eficiente e segura no combate aos incêndios florestais, reforçando o compromisso do CBMMG com a preservação ambiental e a proteção das comunidades.

Durante as instruções foram abordadas técnicas avançadas de combate a incêndios florestais, estratégias de prevenção, uso de equipamentos especializados e protocolos de segurança, além de promover a integração e o trabalho em equipe.

O curso de nivelamento e capacitação dos NIF’s subordinados ao quinto Comando Operacional de Bombeiros (5º COB), contou com a participação de 04 instrutores pertencentes ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e 17 instruendos entre militares do 6º BBM e 11º BBM.