Na manhã da última terça-feira (22), o 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) deu início ao Treinamento e Capacitação de multiplicadores do Sistema de Comando em Operações (SCO), ferramenta gerencial que padroniza as ações de resposta em situações de crise ou desastre.

A abertura ocorreu no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Governador Valadares, e conta com a participação dos comandantes de frações de bombeiros da região do 5º COB e também de integrantes Compdec’s, Samu, PMMG e agentes municipais de Proteção e Defesa Civil da região.

No dia 25 de novembro, encerrando as atividades, foi realizado, em parceria com a empresa Raízen, um simulado de vazamento de combustível em vagão-tanque, com a presença de 5 vítimas feridas, onde os discentes tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a semana.

O simulado contou com a presença do major Marino, subcomandante do 6º BBM e a coordenação da equipe de instrutores: capitão Douglas, capitão Viana, capitão Marcone, tenente Hussin, ten Josimar e enfermeiro Heverton (Consurge).

Com o treinamento, os participantes serão capazes de implementar o SCO e coordenar ocorrências complexas, além de levar o conhecimento adquirido para suas cidades de atuação. O SCO, bastante utilizado no CBMMG, tem sido uma ferramenta fundamental de gestão e coordenação de ocorrências complexas, que envolvem a atuação de diversos órgãos. A atuação dá-se de maneira ordenada para controle dos recursos empregados e uma visão geral do andamento da operação.