O 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) / 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM) realiza, entre os dias 8 maio a 2 de junho, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF) em Governador Valadares. Na semana passada, os alunos tiveram várias atividades em outras cidades do estado, conforme destacamos a seguir.

No dia 22, em Uberaba, os discentes tiveram a oportunidade de visitar a empresa Delta, referência no setor sucroenergético brasileiro, destacando-se na produção de açúcar, etanol e bioenergia.

Na chegada, os alunos foram recebidos com um café de boas-vindas oferecido pela empresa. Logo após a recepção, foram ministradas palestras por funcionários, sobre o funcionamento da indústria bem como a metodologia aplicada para a prevenção e combate a incêndios na lavoura.

À tarde, os alunos conheceram toda a planta industrial da empresa, desde a chegada da cana-de-açúcar até o resultado final de todo o processo de beneficiamento.

Já a noite, foi realizado um laboratório prático comandando pelo tenente BM do Quadro de Oficiais da Reserva (QOR) Lopes. A atividade se deu na realização de uma queima em uma área, onde os alunos puderam observar as particularidades do incêndio em lavoura de cana, dos perigos e das técnicas utilizadas. O grande momento da instrução, foi a apresentação e o emprego de um retardante biodegradável utilizado pela empresa no combate.

Já no outro dia, foi realizada uma visita a lavoura. Fechando a programação na indústria, foi realizada uma homenagem da turma ao tenente BM Iqor Lopes, e ao presidente da empresa, sr. Robert Carlos lyra, que recebeu das mãos do coordenador do curso, tenente BM Wagner Ribeiro Alexandre uma homenagem do 5°COB/6ºBBM.

No dia 23, seguiram em direção a cidade de Belo Horizonte e no dia 24, o dia foi dedicado a atividades na Academia de Bombeiro Militar de Minas Gerais (ABM), com destaque a aulas ministradas pelo major BM Davi Lucas, sobre legislação ambiental.

À noite, a programação foi no Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Recepcionados pelo comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM) tenente-coronel BM Luciano Barbosa de Souza, que além de comandar a unidade em Governador Valadares, também pilota aeronaves do BOA. O tenente-coronel Luciano apresentou as instalações do batalhão, e em seguida, chefiou uma instrução de (embarque à seco) aos alunos do curso, já os preparando para a atividade do outro dia.

Finalizando a programação itinerante do curso, os alunos visitaram o Parque Estadual Serra do Rola Moça, onde tiveram aulas de embarque e desembarque de tropa e equipamentos, com o auxílio de duas aeronaves do Polícia Civil (PCMG). Ao final do treinamento, a turma homenageou os instrutores, da Polícia Civil, bem como o instrutor do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel BM Luciano Barbosa de Souza, sendo a formação finalizada no dia 26 em Valadares.