5º COB forma mais de 30 militares em curso de Salvamento Terrestre

Início / Notícias Criado em: 10-09-2021 às 16h:00

Na primeira semana de setembro, 34 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), de diversas regiões do estado, se formaram no Curso de Salvamento Terrestre. Foi a 8ª edição do curso ministrado pela instituição, sendo ofertado pela primeira vez pelo 5°Comando Operacional de Bombeiros (5ºCOB), em conjunto com a Academia de Bombeiros Militar.

A capacitação foi executada, em sua maioria, nas instalações do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), na cidade de Governador Valadares, no período de 09 de agosto a 03 de setembro de 2021.

Como forma de melhor capacitar os alunos, o curso também contou com aulas teóricas e práticas e atividades em Belo Horizonte e em Divinópolis, onde os militares tiveram contato com equipamentos diferenciados e instrutores experientes. Além disso, puderam treinar em estruturas adequadas para determinadas instruções, como por exemplo, salvamento em cavernas, salvamento de vítimas em acidentes ferroviários e metroviários, busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento em elevadores, dentre outras.

O curso de Salvamento Terrestre do CBMMG teve a sua primeira turma no ano de 2005. Desde então, diversas edições foram realizadas na RMBH e em Montes Claros.  A 8ª turma contou com trinta e quatro discentes oriundos de diversas unidades do CBMMG, localizadas nos municípios de Governador Valadares, Belo Horizonte, Pará de Minas, Teófilo Otoni, Almenara, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ponte Nova e Viçosa.

O objetivo primordial da capacitação, é formar agentes multiplicadores para atuarem como instrutores dos diversos cursos da corporação, consolidando uma doutrina única no CBMMG.

A população de Governador Valadares se acostumou com a presença dos militares que volta e meia estavam realizando simulados na cidade, como o simulado resgate de vítima de queda de altura, em um viaduto do bairro Altinópolis e uma atividade de busca e salvamento de vítima em soterramento, ocorrida nas margens de uma importante rodovia, no bairro Atalaia.

O ato solene que fechou o curso, aconteceu na sede do 6° Batalhão de Bombeiros Militar, e contou com a presença de autoridades e personalidades, além dos parentes dos formandos.

O comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar enalteceu a fibra dos militares concluintes.

Um momento marcante no evento, foi a premiação dos 3 militares que alcançaram melhor nota ao final do curso, com a entrega do tão sonhado brevê do curso de salvamento terrestre aos formandos.

A tradicional oração de conclusão foi direcionada pelo primeiro colocado do curso.

O evento respeitou as medidas de enfrentamento à convid-19.