O 5° Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM), em parceria com o Instituto de Geografia da Unidade Federal de Uberlândia, criou um curso de sensoriamento remoto aplicado aos incêndios florestais.

O curso conta com a participação de militares do 2° Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), Batalhão de Emergência Ambiental e Resposta a Desastres (Bemad) e do Grupo Técnico Operacional Florestal (GTO), militares lotados nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Paracatu, Montes Claros, Poços de Caldas e Belo Horizonte, que serão multiplicadores do conhecimento.

A capacitação busca preparar os militares para que possam promover ações de prevenção, monitoramento e resposta aos Incêndios Florestais de forma remota. Essas atividades são de extrema importância para redução na quantidade e severidade dos incêndios florestais, e em caso de incêndios, as informações levantadas auxiliarão as equipes em campo no momento do combate.