Na última sexta-feira (14), aconteceu o I Seminário da Rede Integrada de Emergências - Rinem Uberlândia. Foram realizadas palestras referentes ao acrônimo ESG, do inglês, refere-se à governança ambiental, social e corporativa, atualmente, uma forte tendência e resposta necessária às empresas, frente aos desafios da sociedade contemporânea e suas práticas.

Oportunamente, também foi realizada uma palestra referente a maior operação de busca e salvamento da história que foi o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão em Brumadinho, referente a gestão em emergências e o quanto a parceria entre o poder público e o setor privado foram importantes para o sucesso da missão.

A rede, atualmente, conta com 14 empresas associadas e suas ações vêm contribuindo cada vez mais para a construção de uma cidade mais resiliente.

Durante os quatro anos de existência, a Rinem viabilizou, direta ou indiretamente, várias conquistas para o município, como a formação de mais de dois mil brigadistas através dos cursos de brigada oferecidos pelo 5º BBM, catalogação e disponibilização de recursos logísticos das empresas participantes, realização de simulados, com intuito de potencializar a atuação e reforçar o time do Corpo de Bombeiros no propósito de salvar vidas e preservar o patrimônio.

O evento contou com a presença do presidente da Rede, André Aparecido de Freitas Rosa, do Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, coronel André Humia Casarim, da subcomandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, major Ana Paula Borges, além de diversas autoridades da região.