No último fim de semana, militares do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) ministraram o Curso de Formação de Brigadista Florestal para 32 brigadistas, entre efetivos e voluntários, do Parque Estadual do Pau Furado.

O curso foi realizado com o intuito de repassar conhecimento teórico, bem como técnicas e táticas básicas de combate a incêndio florestal, capacitando assim, os voluntários para potencial apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em ocorrências dessa natureza dentro do Parque Estadual.

Os militares expuseram as fundamentações do fogo, seu comportamento em vegetações e as técnicas de combate direto e indireto à incêndios florestais.

Durante a prática, houve uma queima controlada para os discentes colocarem os conhecimentos em prática. Vale ressaltar que a queima foi previamente autorizada pelos órgãos competentes e pelo dono do local, sendo realizada conforme todos os protocolos de segurança.