O 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediado em Uberlândia, celebrou neste domingo (25), seu 25º aniversário de instalação definitiva na cidade. Há mais de duas décadas, o 5º BBM se empenha para oferecer ao povo uberabense e demais cidades de sua articulação o melhor serviço de Proteção e Defesa Civil.

Somente no ano de 2020, a unidade registrou 37.072 ocorrências atendidas e o esforço tem sido cada vez maior para consumar e manter o padrão de excelência no atendimento à comunidade. E a data de aniversário serve para reforçar o compromisso com a sociedade de potencializar as ações de prevenção, segurança e pronta resposta de forma dinâmica e ágil como deve ser.

Como tudo começou

A primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade de Uberlândia foi instalada em 28 de janeiro de 1966, na avenida Cesário Alvim, no bairro Brasil. Na época, a fração era denominada de Subseção de Incêndio e estava subordinada ao antigo Primeiro Grupamento de Incêndio em Belo Horizonte. A Subseção de Incêndio de Uberlândia foi criada com um efetivo inicial de 40 militares, sendo comandada inicialmente pelo tenente Lucas.

No dia 09 de julho de 1993, a Subseção de Incêndio de Uberlândia foi elevada a Subgrupamento de Incêndio Independente, sendo denominado Primeiro Subgrupamento de Incêndio Independente, tendo como comandante, o major PM Nísio José Soares.

Em 30 de novembro de 1994, foi lançada a Pedra Fundamental da Construção do Quartel do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo que em 25 de abril de 1996 foi inaugurado e instalado o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, localizado na avenida Rondon Pacheco, 5715 - Bairro Brasil, onde se encontra instalada atualmente.