Em comemoração à Semana de Prevenção, a 5ª Cia Independente realizou no final do mês de junho, um treinamento de busca e salvamento de pessoas desaparecidas em mata ou Área rural.Conforme cronograma da atividade, foram realizadas diversas instruções na Sede da 5ª Cia Ind para os 25 militares que participaram do evento, entre elas: Sistema de Comando em Operações (SCO), Busca e Salvamento de Pessoa Perdida, Técnicas de Orientação e Emprego Operacional do RPA (Drone).

Ao final do dia, foi realizada uma atividade simulada sem o prévio conhecimento dos militares envolvidos. Terminadas as instruções teóricas, os militares participantes foram liberados para alimentação/hidratação e deslocamento à 1ª Cia Op para aguardarem a realização de uma instrução prática, mas sem conhecimento de local e de que se tratava de um simulado. Enquanto isso, a equipe da coordenação do treinamento iniciou o deslocamento para uma região de mata, localizada na área da Embrapa, para preparar a atividade e realizar o acionamento dos militares que encontravam-se na 1ª Cia Op aguardando o treinamento.

A ocorrência simulada tratava-se de uma situação fictícia onde 3 pessoas, que não tinham o conhecimento da área, encontravam-se realizando um passeio por uma das trilhas no interior da Embrapa e 2 delas resolveram adentrar a uma região de mata fechada, porém não conseguiram sair do local. Dessa forma, a 3ª pessoa realizou o acionamento do Corpo de Bombeiros.
Os militares envolvidos deslocaram-se ao local e colocaram em prática tudo o que havia sido treinado no período da tarde, utilizando-se da ferramenta Sistema Comando de Operações (SCO) e técnicas de busca com equipes em campo e emprego de Drone com câmera termal. Dessa forma, após a utilização das técnicas e táticas corretas, obtiveram êxito na localização das 2 vítimas.

A atividade propiciou aos militares envolvidos o aprimoramento nos conhecimentos e técnicas, tornando-os mais preparados e capacitados para atuarem em ocorrências dessa natureza. Ademais, o feedback colhido ao final da atividade foi muito positivo, sendo que os militares participantes reconheceram que o treinamento realizado resultou em novos conhecimentos e experiências que irão ser muito úteis para o serviço operacional."