Nos últimos meses, a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª Cia Ind.), sediada em Sete Lagoas, organizou diversas atividades com o intuito de se preparar para o período chuvoso de 2023/2024, entre as quais o credenciamento de mergulho e o treinamento de acionamento do plano de chamada, viasando sempre a melhora da capacidade de resposta. A primeira atividade realizada foi o tradicional Workshop de Abertura do Período Chuvoso da Unidade, que contou com palestras voltadas para o aumento da resiliência municipal, tendo como participantes, diversos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, dos 22 municípios da área de atuação da 5ª Cia Ind.

Também foram realizadas atividades simuladas nos municípios com maior incidência de desastres relativos ao período chuvoso. Foram realizados simulados de mesa nos municípios de Jequitibá, Curvelo e Matozinhos. Nessas atividades, foram discutidas as ações a serem adotadas pelo sistema de proteção e defesa civil nos cenários de risco previstos nos Planos de Contingência municipais.

Já, no início de dezembro, foi organizado um treinamento para os Núcleos de Proteção e Defesa Civil, que contam com pessoas da comunidade interessadas em participar mais ativamente das ações de autoproteção. No Município de Sete Lagoas, foi realizado um simulado de fechamento de via, em um ponto de alagamento da cidade, com o intuito de treinar os envolvidos na resposta a esse tipo de evento e chamar a atenção da população para os riscos de transitar em vias tomadas pelas águas.

A 5ª Cia Ind. também organizou campanhas de conscientização para informar e fomentar a autoproteção da população. Foram concedidas entrevistas nas rádios locais, nas quais foram divulgadas dicas de segurança e prevenção de caráter geral e específicas para o período de chuvas. Foram organizadas palestras de proteção e defesa civil em escolas voltadas não só para crianças, mas também para o público adolescente. As mídias sociais da Unidade também serviram de plataforma para a divulgação de alertas e dicas de segurança.

Nas palavras do Tenente Mateus Neves, Chefe do Núcleo da Alerta de Chuva da 5ª Cia Ind.: “Infelizmente não podemos controlar as chuvas, mas podemos nos preparar para minimizar seus efeitos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem um papel fundamental na gestão do risco de desastres durante o período chuvoso, e vem desenvolvendo, cada vez mais, ações para a Redução do Risco de Desastres (RRD), por meio da atuação nas fases de prevenção, mitigação e preparação. Durante essas etapas são realizados monitoramentos operacionais e mapeamento de áreas de risco, além de treinamentos e capacitações para nivelar conhecimentos do público interno e externo sobre as formas de atuação, buscando fortalecer uma cultura de prevenção.