5ª Companhia Independente completa 30 anos no município de Sete Lagoas

Início / Notícias Criado em: 15-03-2021 às 10h:23

No último sábado (13), a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª Cia Ind) completou 30 anos de atuação no município de Sete Lagoas. São três décadas reconhecidas pela dedicação ao povo sete-lagoano, perseguindo a primazia nos serviços de salvamento terrestre e em altura, prevenção contra incêndio e pânico, combate aos incêndios florestais e urbanos, atendimento pré-hospitalar e defesa civil.

Localizada num bairro estratégico da cidade, a 5ª Cia Ind proporciona um atendimento rápido e de qualidade em toda a cidade e nos quinze municípios pertencentes a área de atuação, resguardando a segurança e colaborando com a qualidade de vida da cidade por meio de ações e campanhas preventivas.

A primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) presente no município de Sete Lagoas foi inaugurada em 13 de março de 1991. Na época, ela era a 3ª Seção de Combate a Incêndio, pertencente ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM). Até hoje, o aniversário da unidade é comemorado na data da inauguração.

Durante o coquetel de inauguração, uma criança bebia refrigerante em uma taça de vidro que se quebrou e veio a cortar a boca da criança. A guarnição comandada pelo sargento Bruno e integrada pelo cabo Barbosa e o soldado Reis fizeram o primeiro atendimento da criança e a conduziram ao Hospital de Pronto Socorro de Sete Lagoas. Essa foi a primeira ocorrência atendida pela unidade.

A inauguração da unidade, bem como a primeira ocorrência, foi noticiada pelo jornal Boca do Povo, de Sete Lagoas. O subtenente Paulo José foi o primeiro comandante da unidade. Dois meses mais tarde, o então tenente Jadiael, assumiu o comando, sendo o primeiro oficial a comandar a unidade.

Elevação da Unidade à Companhia Independente:

Inicialmente, a fração do CBMMG em Sete Lagoas era a 3ª Seção de Combate a Incêndio do 1º BBM. Ela foi elevada à Quinto Pelotão da Terceira Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) e, posteriormente, à Décima Terceira Companhia do 3º BBM. Ela também já foi a Terceira Companhia do 7º BBM e a Terceira Companhia do 2º BBM.

Em 09 de março de 2018, quase 27 anos após a inauguração, a então 3ª Cia BM/2º BBM foi elevada a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, por meio da Resolução nº 771 do Comando-Geral.

Atualmente a 5ª Cia Ind atende 15 municípios e uma população de aproximadamente 382 mil pessoas. Só no ano de 2020 foram 5.674 atendimentos realizados pela unidade.