Com a chegada do fim do ano, onde temos a elevação das temperaturas, aliada as férias escolares e feriados, percebemos um aumento da busca por atividades aquáticas em rios, lagos, represas e cachoeiras e consequentemente, a elevação no número de afogamentos e acidentes náuticos.

Para melhor atender a sociedade, em ocorrências de tais naturezas, na primeira quinzena de outubro, a 5 ª Companhia Independente de Bombeiros (5ª Cia. Ind.), com sede na cidade de Sete lagoas, realizou a reciclagem anual de Mergulho.

Foram realizadas diversas instruções, como mergulhos em piscina, tanque, rio, cachoeira e lagoa, contando também com um simulado de veículo submerso com vítima, onde os mergulhadores puderam realizar a busca, a localização, a retirada das vítimas e reflutuação do veículo.

As operações de mergulho compreendem uma ampla área de atuação pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), variando em complexidade, grau de risco, tempo de atuação, recursos utilizados, sendo que o sucesso dos trabalhos de buscas submersas ocorre em decorrência da preparação de militares para as diferentes situações de mergulho.

Ao todo, 14 mergulhadores concluíram com êxito as atividades, estando atualizados e preparados para coordenar e atuar em ocorrências de mergulho, bem como ministrar treinamento aos demais militares da unidade.