O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª Cia Ind), em Sete Lagoas, realizou nos dias 15 e 17 de fevereiro, o primeiro workshop intitulado “Evento legal é Evento Seguro".

A convenção tem por objetivo trazer orientações aos servidores das prefeituras municipais e produtores de eventos que fazem parte da área de articulação da 5° Cia Ind, os quais deliberam sobre ações para emissão de alvarás de funcionamento, bem como os servidores e produtores responsáveis pela produção de eventos.

Tais ações são de suma importância para que os eventos ocorridos na região sejam executados em tempo hábil de regularização, dentro das normas de prevenção e segurança, exigidos pela corporação e que reflita em conforto e tranquilidade aos seus participantes.

As palestras foram iniciadas pelo major Ulisses, comandante da 5ª Cia Ind BM, o qual abordou sobre a temática, evento bom, de qualidade, todos ganham: organizadores, instituições (Bombeiros, Polícia, Guarda Municipal) e a população.

Foi abordado pelo ten Samuel, comandante do Pelotão de Prevenção e Vistoria, parte das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, as quais definem os tipos de eventos, suas qualificações e trâmites a serem seguidos para a regularização.

Em seu encerramento, foi exposto pelo sargento Luís, os principais erros cometidos pelos organizadores de eventos, irregularidades encontradas no momento da vistoria e pontos a serem considerados para a redução de reprovações e correções no momento da vistoria de fiscalização ou liberação do evento.

Participaram do workshop representantes de 14 municípios, que agora são responsáveis em disseminar o conhecimento em prol de um objetivo comum: cidades resilientes e mais seguras.