Na manhã desta quinta-feira (10), foi realizado pela 5ª Cia Ind o “Workshop de Abertura do Período Chuvoso 2022/2023” no município de Sete Lagoas, reunindo representantes de 13 dos 22 municípios atendidos pela unidade.

A atividade teve como objetivos a integração e compartilhamento de conhecimentos entre os diversos agentes e órgãos imbuídos na missão do enfrentamento aos desastres e eventos adversos ocasionados pelas fortes chuvas que atingem as cidades da região central do nosso estado.

O evento contou com a presença do major Ulisses Silva de Oliveira, comandante da 5ª Cia Ind, de Luiz Carlos Pinheiro, Prefeito de Jequitibá e diversos secretários e coordenadores de proteção e defesa civil dos municípios participantes.

Foram ministradas três palestras, sendo a primeira delas pelo diretor de Meteorologia e Alerta de Riscos da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Dayan Diniz de Carvalho sobre “A importância do monitoramento em tempo quase real nas ações de RRD - Redução do Risco de Desastres”.

Na sequência, tivemos a palestra do coordenador de Proteção e Defesa Civil do Município de Jequitibá, Daniel Ferreira de Oliveira com o tema “Melhores práticas do período chuvoso 2021-2022 em Jequitibá: gestão do risco de desastre e o pós ocorrência”.

Por último, foi apresentado pelo subcomandante da 5ª Cia Ind, capitão Rafael de Figueiredo Barbosa o “Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2022-2023 - 5ª Cia Ind.

Em complemento, no período da tarde foi realizado um treinamento de SCO/simulado tabletop para agentes dos municípios.

Essa ação do CBMMG faz parte de um portfólio institucional que visa aumentar a resiliência dos municípios frente aos desastres do período chuvoso, buscando uma melhor Gestão do Risco de Desastres em âmbito local e proporcionando um melhor arranjo para eventuais atendimentos em desastres. Seus objetivos contribuem para a proteção dos sistemas econômicos locais e o melhor desenvolvimento dos nossos municípios e de Minas Gerais.