Na última sexta-feira (05), ocorreu a inauguração do Módulo de Combate a Incêndio Urbano do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5°BBM), situado no Pelotão Oeste, no bairro Chácaras Tubalina.

O módulo possui duas estações. Na primeira, os instruendos podem observar o desenvolvimento de um incêndio, desde a ignição até a total generalização do fenômeno, além de ver a eficácia das técnicas mais modernas de combate a incêndios a partir do interior de uma edificação.

A segunda estação simula uma residência unifamiliar, com compartimentos, portas e janelas que imitam uma casa real. Nesse ambiente, é possível explorar abordagens táticas, estratégias de combate a incêndio e aplicar diversas técnicas, em um padrão de construção que simula adequadamente uma residência unifamiliar. O objetivo dessa simulação é aproximar-se da realidade de um local onde ocorre metade dos incêndios urbanos no estado de Minas Gerais, garantindo a segurança dos bombeiros durante os treinamentos.

Atualmente, essa configuração de treinamento em incêndio é uma das mais dinâmicas do Brasil, devido às diversas possibilidades de aplicação em treinamentos com fogo real. O município de Uberlândia agora integra o currículo de formação dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que, anualmente, participam de capacitações nesse módulo, idealizado pelos militares do 5º BBM e realizado com o apoio de diversos parceiros homenageados durante a solenidade.

Além das pistas práticas, o módulo conta com uma sala de aula, armazém de equipamentos, lavanderia para roupas e equipamentos utilizados no combate e instalações sanitárias, que serão essenciais para a melhor qualificação dos bombeiros militares e dos brigadistas que serão treinados usando essa estrutura.